Setembro 2021 | Edição Nº 61

Setembro 2021 | Edição Nº 61

Juntos somos mais fortes

Atividades em vários países reforçam o posicionamento da marca STIHL e ajudam a combater as falsificações.

As falsificações representam 3,3% do comércio mundial, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Estão presentes principalmente em lojas online, marketplaces e por meio de vendedores ambulantes. Para ajudar a combater esse mercado ilegal, diversas iniciativas estão sendo tomadas pela STIHL em todo o mundo. Confira as atividades mais recentes.

ARGENTINA: ACABANDO COM A PIRATARIA JÁ NA ALFÂNDEGA

Em fevereiro de 2020, após muitos anos de dedicação junto com o departamento de marcas da Matriz registramos a combinação de cores cinza-laranja STIHL para motosserras e roçadeiras no Instituto para Propriedade Intelectual. “Com isso, conseguimos parar a importação de motosserras e motosserras com a mesma combinação de cores que a STIHL. Esse trabalho foi feito em conjunto com a equipe do Sr. Günther Stoll, na Alemanha, e o contato local da React, escritório de advocacia contratado pela STIHL para atuar mundialmente nessa área”, conta Francisco Gazcon, Gerente de Marketing da STIHL Argentina. Segundo ele, trata-se de um trabalho longo, mas que vale muito a pena. “Aconselhamos todos os importadores a trabalhar em conjunto com a STIHL para acabar com a pirataria já na alfândega, porque uma vez que as máquinas estejam no mercado é muito mais complicado”, diz.

PERU: CAMPANHA 360º RESSALTA O ORGULHO DE SER STIHL

No Peru a campanha antipirataria “Conheça seu produto STIHL e sinta orgulho” está sendo implementada. “Nosso objetivo é chegar tanto nos consumidores que já conhecem a nossa marca, estimulando a sua fidelização, como aqueles que não conhecem tão bem a marca, dificultando o reconhecimento de uma máquina falsa”, explica Lucciano Lescano, Gerente de Marketing da STIHL Peru. A campanha é 360º, ou seja, está presente em todos os pontos de contato com o público final: rádio, loja, redes sociais, televisão, além de materiais impressos e digitais para compartilhar. “Ressaltamos a qualidade e o serviço STIHL com mensagens-chave como Conheça seu produto STIHL e sinta orgulho e Seu equipamento original somente em um distribuidor autorizado. Também buscamos mostrar as diferenças entre uma máquina original e uma falsificada, ajudando o cliente tomar a melhor decisão de compra”, afirma.

Comunicação 360º: do ponto de venda à entrega de flyers

COLÔMBIA: REFORÇO JUNTO AOS DISTRIBUIDORES

A campanha antipirataria “Conheça seu produto STIHL e sinta orgulho” também foi aplicada com sucesso na Colômbia. A Gerente de Marketing, Andrea Chaverra, conta que foi feito um plano de mídia durante 8 meses com maior divulgação em rádio. “Além disso, compartilhamos vídeo pelo nosso mailing, fizemos posts nas redes sociais e produzimos materiais para pontos de venda, que enviamos para 181 distribuidores em todo o país”, acrescenta Andrea. Todas as peças são instrutivas, com foco positivo e sob a perspectiva do cliente, proporcionando apoio e segurança a ele. “Ficamos muito contentes com esse trabalho, que fortalece ainda mais a nossa marca”, afirma.

Peça em ponto de venda na Colômbia: material foi enviado para 181 distribuidores em todo o país

EQUADOR: CRIAÇÃO DO APP “LA PROPIA”

Como muitos países, o Equador tem sofrido há anos com a problemática da comercialização de equipamentos piratas. Para confirmar as suas percepções a respeito desse tema, a INMEQ decidiu fazer uma pesquisa de mercado com uma empresa especialista, alcançando os seguintes resultados: 9 de cada 10 pessoas lembram e reconhecem espontaneamente a marca STIHL, 10 de cada 10 reconheceram a STIHL entre todas as marcas do mercado, ou seja, trata-se de uma marca “top of mind”. Quanto ao reconhecimento da marca, prevalece a combinação de cores (laranja -cinza) com 69%, forma com 51% e tamanho com 25%, porém é relevante mencionar que o mercado não é capaz de diferenciar um dispositivo original de uma réplica, e 84% das pessoas ouvidas dizem que não estão de modo algum dispostas a comprar uma réplica, pois consideram que seriam vítimas de um esquema. Após analisar as informações, a INMEQ decidiu implementar duas estratégias: No campo jurídico, registrando a patente da combinação de cores “laranja – cinza” para iniciar uma ação legal contra aqueles que importam equipamentos no mercado com esta combinação de cores. Criação do APP “LA PROPIA STIHL”. “La propia” é parte do jargão equatoriano para expressar que é original. Na ferramenta, o cliente pode verificar se o equipamento que está prestes a comprar é original ou réplica. 

Caso não seja original, o APP exibe uma mensagem de alerta para que o cliente desista da compra e o guia até o revendedor autorizado mais próximo, dependendo de sua localização. Além disso, o APP envia as informações do cliente potencial que está fazendo a consulta ao revendedor autorizado mais próximo para que ele possa contatá-lo e orientá-lo em seu processo de compra. Caso a série corresponda a um equipamento original STIHL, o APP retorna uma mensagem incentivando-o a comprar o produto. “Outra contribuição do APP é que gerar uma comunidade empática, que reconhece o esforço da marca para ajudá-la a não ser vítima de um esquema”, acrescenta Iver Paredes, Gerente de Marketing e Vendas da Inmeq, do Equador. apoio e segurança a ele. “Ficamos muito contentes com esse trabalho, que fortalece ainda mais a nossa marca”, afirma.

Equipe de trabalho: Mateo Rameix, LeQuiz. Irving Salazar, INMEQ. Danny Salazar, KubyxlT. Sandra Robalino, LeQuiz. lver Paredes, INMEQ. Nicole Icaza, LeQuiz. Daniel Navarrete, INMEQ. Parceiros estratégicos: LeQuiz, empresa de pesquisa de mercado. KubyxlT, empresa de desenvolvimento de software.

“Após muitos anos de trabalho junto com a Matriz conseguimos registrar a combinação de cores cinza-laranja para motosserras e roçadeiras no Instituto de Propriedade Intelectual na Argentina, e isso foi muito importante.”

 

Francisco Gazcon, Gerente comercial STIHL Argentina

“Utilizamos a campanha antipirataria educando nossos clientes sobre as falsificações e, principalmente, fortalecendo o posicionamento da marca STIHL e seus diferenciais.”

 

Lucciano Lescano, Gerente de Marketing STIHL Peru

“Trabalhamos com um plano de mídia durante 8 meses com maior divulgação em rádio, mas incluindo também vídeo, redes sociais e materiais para os pontos de venda.”

Andrea Chaverra, Gerente de Marketing de STIHL Colômbia

“Para cada consulta que um cliente potencial faz ao nosso APP, um equipamento pirateado a menos é vendido. Os resultados obtidos desde o lançamento são animadores: temos mais de 100 downloads e 52 máquinas vendidas por recomendação do “LA PROPIA STIHL” a um distribuidor autorizado”

 

Iver Paredes, Gerente de Marketing e Vendas da Inmeq, do Equador

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Atividades em vários países reforçam o posicionamento da marca STIHL e ajudam a combater as falsificações.

As falsificações representam 3,3% do comércio mundial, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Estão presentes principalmente em lojas online, marketplaces e por meio de vendedores ambulantes. Para ajudar a combater esse mercado ilegal, diversas iniciativas estão sendo tomadas pela STIHL em todo o mundo. Confira as atividades mais recentes.

ARGENTINA: ACABANDO COM A PIRATARIA JÁ NA ALFÂNDEGA

Em fevereiro de 2020, após muitos anos de dedicação junto com o departamento de marcas da Matriz registramos a combinação de cores cinza-laranja STIHL para motosserras e roçadeiras no Instituto para Propriedade Intelectual. “Com isso, conseguimos parar a importação de motosserras e motosserras com a mesma combinação de cores que a STIHL. Esse trabalho foi feito em conjunto com a equipe do Sr. Günther Stoll, na Alemanha, e o contato local da React, escritório de advocacia contratado pela STIHL para atuar mundialmente nessa área”, conta Francisco Gazcon, Gerente de Marketing da STIHL Argentina. Segundo ele, trata-se de um trabalho longo, mas que vale muito a pena. “Aconselhamos todos os importadores a trabalhar em conjunto com a STIHL para acabar com a pirataria já na alfândega, porque uma vez que as máquinas estejam no mercado é muito mais complicado”, diz.

PERU: CAMPANHA 360º RESSALTA O ORGULHO DE SER STIHL

No Peru a campanha antipirataria “Conheça seu produto STIHL e sinta orgulho” está sendo implementada. “Nosso objetivo é chegar tanto nos consumidores que já conhecem a nossa marca, estimulando a sua fidelização, como aqueles que não conhecem tão bem a marca, dificultando o reconhecimento de uma máquina falsa”, explica Lucciano Lescano, Gerente de Marketing da STIHL Peru. A campanha é 360º, ou seja, está presente em todos os pontos de contato com o público final: rádio, loja, redes sociais, televisão, além de materiais impressos e digitais para compartilhar. “Ressaltamos a qualidade e o serviço STIHL com mensagens-chave como Conheça seu produto STIHL e sinta orgulho e Seu equipamento original somente em um distribuidor autorizado. Também buscamos mostrar as diferenças entre uma máquina original e uma falsificada, ajudando o cliente tomar a melhor decisão de compra”, afirma.

Comunicação 360º: do ponto de venda à entrega de flyers

COLÔMBIA: REFORÇO JUNTO AOS DISTRIBUIDORES

A campanha antipirataria “Conheça seu produto STIHL e sinta orgulho” também foi aplicada com sucesso na Colômbia. A Gerente de Marketing, Andrea Chaverra, conta que foi feito um plano de mídia durante 8 meses com maior divulgação em rádio. “Além disso, compartilhamos vídeo pelo nosso mailing, fizemos posts nas redes sociais e produzimos materiais para pontos de venda, que enviamos para 181 distribuidores em todo o país”, acrescenta Andrea. Todas as peças são instrutivas, com foco positivo e sob a perspectiva do cliente, proporcionando apoio e segurança a ele. “Ficamos muito contentes com esse trabalho, que fortalece ainda mais a nossa marca”, afirma.

Peça em ponto de venda na Colômbia: material foi enviado para 181 distribuidores em todo o país

EQUADOR: CRIAÇÃO DO APP “LA PROPIA”

Como muitos países, o Equador tem sofrido há anos com a problemática da comercialização de equipamentos piratas. Para confirmar as suas percepções a respeito desse tema, a INMEQ decidiu fazer uma pesquisa de mercado com uma empresa especialista, alcançando os seguintes resultados: 9 de cada 10 pessoas lembram e reconhecem espontaneamente a marca STIHL, 10 de cada 10 reconheceram a STIHL entre todas as marcas do mercado, ou seja, trata-se de uma marca “top of mind”. Quanto ao reconhecimento da marca, prevalece a combinação de cores (laranja -cinza) com 69%, forma com 51% e tamanho com 25%, porém é relevante mencionar que o mercado não é capaz de diferenciar um dispositivo original de uma réplica, e 84% das pessoas ouvidas dizem que não estão de modo algum dispostas a comprar uma réplica, pois consideram que seriam vítimas de um esquema. Após analisar as informações, a INMEQ decidiu implementar duas estratégias: No campo jurídico, registrando a patente da combinação de cores “laranja – cinza” para iniciar uma ação legal contra aqueles que importam equipamentos no mercado com esta combinação de cores. Criação do APP “LA PROPIA STIHL”. “La propia” é parte do jargão equatoriano para expressar que é original. Na ferramenta, o cliente pode verificar se o equipamento que está prestes a comprar é original ou réplica. 

Caso não seja original, o APP exibe uma mensagem de alerta para que o cliente desista da compra e o guia até o revendedor autorizado mais próximo, dependendo de sua localização. Além disso, o APP envia as informações do cliente potencial que está fazendo a consulta ao revendedor autorizado mais próximo para que ele possa contatá-lo e orientá-lo em seu processo de compra. Caso a série corresponda a um equipamento original STIHL, o APP retorna uma mensagem incentivando-o a comprar o produto. “Outra contribuição do APP é que gerar uma comunidade empática, que reconhece o esforço da marca para ajudá-la a não ser vítima de um esquema”, acrescenta Iver Paredes, Gerente de Marketing e Vendas da Inmeq, do Equador. apoio e segurança a ele. “Ficamos muito contentes com esse trabalho, que fortalece ainda mais a nossa marca”, afirma.

Equipe de trabalho: Mateo Rameix, LeQuiz. Irving Salazar, INMEQ. Danny Salazar, KubyxlT. Sandra Robalino, LeQuiz. lver Paredes, INMEQ. Nicole Icaza, LeQuiz. Daniel Navarrete, INMEQ. Parceiros estratégicos: LeQuiz, empresa de pesquisa de mercado. KubyxlT, empresa de desenvolvimento de software.

“Após muitos anos de trabalho junto com a Matriz conseguimos registrar a combinação de cores cinza-laranja para motosserras e roçadeiras no Instituto de Propriedade Intelectual na Argentina, e isso foi muito importante.”

 

Francisco Gazcon, Gerente comercial STIHL Argentina

“Utilizamos a campanha antipirataria educando nossos clientes sobre as falsificações e, principalmente, fortalecendo o posicionamento da marca STIHL e seus diferenciais.”

 

Lucciano Lescano, Gerente de Marketing STIHL Peru

“Trabalhamos com um plano de mídia durante 8 meses com maior divulgação em rádio, mas incluindo também vídeo, redes sociais e materiais para os pontos de venda.”

Andrea Chaverra, Gerente de Marketing de STIHL Colômbia

“Para cada consulta que um cliente potencial faz ao nosso APP, um equipamento pirateado a menos é vendido. Os resultados obtidos desde o lançamento são animadores: temos mais de 100 downloads e 52 máquinas vendidas por recomendação do “LA PROPIA STIHL” a um distribuidor autorizado”

 

Iver Paredes, Gerente de Marketing e Vendas da Inmeq, do Equador

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