Por uma marca ainda mais forte

Sabine MacDonald, da STIHL Alemanha, vem à América Latina intensificar o trabalho junto às subsidiárias e importadoras nas atividades de mercado e marketing.

NewService – Você trabalha na Alemanha, mas vem ao Brasil neste ano. Qual é o objetivo de estar mais próxima das subsidiárias e importadores da América Latina?

Sabine MacDonald – Para tirar melhor proveito do mercado, um apoio local faz muito sentido. Há anos temos sucesso com o apoio do Serviço Técnico ou de Capacitação Técnica e de Vendas de produtos no Brasil. Sentíamos falta, até este momento, de algo na área de Marketing-Comunicação. Justamente essa é a minha missão: apoiar as atividades de Marketing na região. Tenho três objetivos principais. O primeiro é a união de uma equipe de alto rendimento. Vou fazer tudo o possível para contribuir com a formação e um bom intercâmbio. A minha segunda meta é manter a marca forte no mercado profissional e aumentar o conhecimento no segmento ocasional (não profissional). O terceiro objetivo é facilitar ferramentas adequadas, ou seja, fornecer informação, sistemas, melhores práticas e guias.

NewService – Em sua opinião, qual é o principal desafio da área de vendas nessa região atualmente?

Sabine MacDonald – O cliente exige cada vez mais e a marca necessita entregar o valor prometido, do contrário, ele busca outras marcas que o façam. Por isso, necessitamos colocar o consumidor final no centro de todas as nossas atividades e unir esforços para entregar o valor prometido pela marca. Também é o motivo de por que o Marketing tem tanta importância nos dias de hoje.

“É a minha missão: apoiar as atividades de Marketing na região.”

Sabine MacDonald

NewService – Como aumentar a participação da linha a bateria no mercado mundial?

Sabine MacDonald – Ainda não tínhamos nos deparado com uma situação assim. O público-alvo é o usuário ocasional. As quotas de mercado são diferentes nesse âmbito e temos muita concorrência. Necessitamos conhecer o cliente mais profundamente para saber como podemos estabelecer contato e ajudá-lo com os nossos produtos a bateria e serviços.

NewService – Qual mensagem gostaria de deixar para as subsidiárias e importadoras da América Latina e Caribe?
Sabine MacDonald – Sinto muita vontade de conhecer pessoalmente a equipe e de trabalhar com ela na América Latina e Caribe. Juntos, podemos fazer mais!

NewServices – Quer contar algo sobre você e o seu trabalho na STIHL?
Sabine MacDonald – Eu sou uma pessoa muito aberta, otimista e adoro novos desafios. Sempre trabalhei com Marketing e Vendas, especialmente no âmbito digital nos últimos anos. Já trabalhei nos Estados Unidos, Espanha, México, Rússia e Alemanha. Eu trabalho na STIHL há 17 anos e sinto muito orgulho. Sou casada e tenho um filho de 9 anos.

Etanol e os produtos STIHL

Alto teor de etanol pode afetar o desempenho dos equipamentos a combustão.

Em alguns países da América Latina, a quantidade de etanol na gasolina chega a 27%, podendo comprometer a performance dos produtos STIHL a combustão que não possuem as adequações. “Os motores dos modelos de equipamentos mais antigos não possuíam essas adequações para maiores quantidades de etanol, e sim somente até 10%”, explica Elton Prux, Especialista de Testes Motores da fábrica da STIHL no Brasil. Segundo ele, a presença da substância em demasia é prejudicial para o carburador, sobre alguns aspectos, principalmente se o combustível ficar muito tempo armazenado na máquina. “Com o tempo, a gasolina perde as suas propriedades e potencializa a formação de impurezas (depósitos), como goma e corrosão. Uma maior quantidade de etanol intensifica essa formação. Por isso, os usuários ocasionais em geral são os mais prejudicados”, alerta Prux, lembrando a importância de se retirar o combustível após o uso do equipamento.

Há cinco anos, a quantidade de etanol na gasolina brasileira passou a ser 27%. Sempre que ocorrem mudanças de teor de etanol na gasolina brasileira, a STIHL Brasil passa a fazer a regulagem com a nova especificação de combustível. “Os produtos para exportação são regulados com gasolina sem etanol e aceitam um teor de até 10% sem afetar o desempenho. Para os países que possuem maiores quantidades de etanol na gasolina, temos que calibrar o carburador e a regulagem para esta utilização”, afirma o Especialista.

Alguns efeitos de grandes quantidades do etanol em motores:

• Intensifica a formação de depósitos no carburador;
• Corrosão;
• Maior consumo de combustível.

Qual a orientação para os clientes?

Para evitar danos com a qualidade da gasolina, a recomendação aos usuários dos produtos a combustão deve ser:
• Armazenar a gasolina em local escuro, seco e em recipiente adequado, evitando o calor;
• Esvaziar o tanque de combustível da máquina, caso ela for ficar parada por mais de uma semana;
• Depois de esvaziar, ligar a máquina até ela apagar por completo. Dessa forma, o equipamento ficará menos suscetível à formação de goma e corrosão.

Top performance: lavadoras a combustão

Lavadoras a combustão RB 200, RB 400, RB 600 e RB 800 estão disponíveis para venda na América Latina.

Quando o cliente precisa fazer uma limpeza pesada em sua propriedade, equipamento industrial ou agrícola, as lavadoras de alta pressão a combustão STIHL RB 200, RB 400, RB 600 e RB 800 representam uma excelente opção. “São modelos que oferecem facilidade e flexibilidade de uso, inclusive em lugares que não dispõem de energia elétrica, como galpões afastados da sede de uma fazenda ou máquinas no campo, barcos, novas construções, por exemplo. Nessas localidades a falta de energia é comum, e o produto se destaca”, explica Paulo Serpe, Especialista de Mercado. Segundo ele, os segmentos de mercado e os possíveis usuários configuram vastas opções, especialmente entre profissionais.

Atributos para conquistar o cliente

Os novos modelos, já disponíveis para comercialização na América Latina, chegam para conquistar posição no mercado com seus atributos, funções e benefícios. A longa mangueira (de 7 a 15 metros), flexível e resistente a dobras, permite conforto ao usuário no uso das máquinas. Também chama a atenção a ampla gama de acessórios disponíveis para essas lavadoras, garantindo o seu máximo aproveitamento, como limpador giratório de superfície e extensão para mangueira, entre outros.

Proteção total e fácil manutenção

Todos os modelos oferecidos possuem sistema de proteção contra superaquecimento da bomba, evitando danos indesejados. Além disso, o fácil acesso ao motor e bomba garante praticidade na hora de fazer a manutenção.

Motores de fácil arranque, exigindo pouco esforço do usuário

Alto poder de limpeza para facilitar a remoção de sujeiras em:

• Caminhões;
• Máquinas agrícolas;
• Máquinas e ambientes industriais;
• Construção civil;
• Condomínios, clubes, ginásios.

Tradição e transformação

O relatório anual do Grupo STIHL, divulgado em maio, mostrou que a Empresa deu continuidade à sua posição de liderança no mercado mundial em 2018.

Divulgado no início de maio ao mercado, o Annual Report 2018 do Grupo STIHL trouxe informações detalhadas sobre o desempenho comercial no ano passado, bem como os investimentos recentes em infraestrutura, canais de vendas e desenvolvimento de soluções.
O relatório mostra que a STIHL manteve sua posição de liderança mundialmente, apesar de obstáculos motivados por incertezas políticas e econômicas, além de condições climáticas não favoráveis em determinadas regiões. “Estamos no caminho certo, mas ainda precisamos fazer ajustes, especialmente quando se trata de produtos a bateria e estratégias de marketing associadas para alavancá-los ainda mais. Porém, também devemos continuar nos concentrando em ferramentas a gasolina”, reforça o Presidente do Conselho Executivo da STIHL, Dr. Bertram Kandziora.
Segundo ele, os resultados também estão diretamente relacionados ao comprometimento de colaboradores, importadores e parceiros no mundo inteiro. “Os produtos STIHL são vendidos em cerca de 160 países e o Grupo gera 90% de sua receita fora da Alemanha”, diz Dr. Kandziora.
Outro ponto a se destacar em 2018 foram os fortes investimentos na expansão da rede mundial de fabricação e distribuição. “Dessa forma, criamos a base para o futuro crescimento”, conclui.

Em 2018:

Estrutura de distribuição

38 subsidiárias de vendas e marketing 2 escritórios de representação
+ de 120 importadores
+ de 50 mil prestadores de serviços 160 países com distribuidores

Estrutura de fabricação

Fábricas na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Suíça, Áustria, China e Filipinas.

Acesse aqui o Report Annual 2018 (em inglês).