NewService – Você trabalha na Alemanha, mas vem ao Brasil neste ano. Qual é o objetivo de estar mais próxima das subsidiárias e importadores da América Latina?
Sabine MacDonald – Para tirar melhor proveito do mercado, um apoio local faz muito sentido. Há anos temos sucesso com o apoio do Serviço Técnico ou de Capacitação Técnica e de Vendas de produtos no Brasil. Sentíamos falta, até este momento, de algo na área de Marketing-Comunicação. Justamente essa é a minha missão: apoiar as atividades de Marketing na região. Tenho três objetivos principais. O primeiro é a união de uma equipe de alto rendimento. Vou fazer tudo o possível para contribuir com a formação e um bom intercâmbio. A minha segunda meta é manter a marca forte no mercado profissional e aumentar o conhecimento no segmento ocasional (não profissional). O terceiro objetivo é facilitar ferramentas adequadas, ou seja, fornecer informação, sistemas, melhores práticas e guias.
NewService – Em sua opinião, qual é o principal desafio da área de vendas nessa região atualmente?
Sabine MacDonald – O cliente exige cada vez mais e a marca necessita entregar o valor prometido, do contrário, ele busca outras marcas que o façam. Por isso, necessitamos colocar o consumidor final no centro de todas as nossas atividades e unir esforços para entregar o valor prometido pela marca. Também é o motivo de por que o Marketing tem tanta importância nos dias de hoje.
“É a minha missão: apoiar as atividades de Marketing na região.”
Sabine MacDonald
NewService – Como aumentar a participação da linha a bateria no mercado mundial?
Sabine MacDonald – Ainda não tínhamos nos deparado com uma situação assim. O público-alvo é o usuário ocasional. As quotas de mercado são diferentes nesse âmbito e temos muita concorrência. Necessitamos conhecer o cliente mais profundamente para saber como podemos estabelecer contato e ajudá-lo com os nossos produtos a bateria e serviços.
NewService – Qual mensagem gostaria de deixar para as subsidiárias e importadoras da América Latina e Caribe?
Sabine MacDonald – Sinto muita vontade de conhecer pessoalmente a equipe e de trabalhar com ela na América Latina e Caribe. Juntos, podemos fazer mais!
NewServices – Quer contar algo sobre você e o seu trabalho na STIHL?
Sabine MacDonald – Eu sou uma pessoa muito aberta, otimista e adoro novos desafios. Sempre trabalhei com Marketing e Vendas, especialmente no âmbito digital nos últimos anos. Já trabalhei nos Estados Unidos, Espanha, México, Rússia e Alemanha. Eu trabalho na STIHL há 17 anos e sinto muito orgulho. Sou casada e tenho um filho de 9 anos.