Um novo conceito de marca

STIHL atualiza conceito de marca para seguir forte no seu caminho de sucesso e crescimento.

Não é possível ter influência em todos os lugares e momentos em que as pessoas entram em contato com a STIHL. Um produto, a cor laranja, o distribuidor local ou um anúncio de emprego podem ser as primeiras coisas com as quais o público se relaciona – não é apenas a publicidade que faz uma marca ser forte. Para que as pessoas encontrem a mesma empresa por trás de cada um desses momentos, desenvolvimento, produção, marketing, vendas, recursos humanos e financeiro devem ser todos englobados com os mesmos valores para, assim, a STIHL poder falar com uma única voz. Por meio do trabalho diário de cada um, é possível ajudar a STIHL a continuar a crescer e a permanecer o que sempre foi: uma marca forte que inspira as pessoas. Para garantir que esse caminho de sucesso continue no futuro, o novo conceito foi desenvolvido para oferecer orientação clara sobre a marca STIHL em nível mundial e, ao mesmo tempo, proporcionar a todos a liberdade da qual necessitam para atender a diferentes mercados, públicos e necessidades.

“O conceito de uma marca é a expressão daquilo que ela representa, do que transmite e do que quer obter com sua representação. Nós, da STIHL, desejamos que a nossa marca, tão respeitada e reconhecida mundialmente, dê continuidade a essa trajetória de sucesso, aumentando cada vez mais a participação no mercado.”
Sabine Macdonald, Gerente de Marketing para América Latina

A estrutura

O conceito de marca da STIHL consiste em três níveis que se apoiam mutuamente. O círculo exterior descreve aquilo que faz o sucesso acontecer: ter raízes fortes, estar próximo às pessoas e crescer por meio de desafios e seus resultados obtidos. Esses três elementos são a chave da marca. O círculo intermediário contém os valores da marca. Eles descrevem como é possível se diferenciar dos concorrentes: a meta é ser a fabricante líder no mercado, ser forte e empoderar pessoas para que façam grandes coisas e pensem de forma sustentável ao longo das gerações. No centro, encontra-se o núcleo da marca – a ideia ou filosofia em torno da qual gira: a força para crescer é o que impulsiona todos, todos os dias.

O núcleo da marca

“A força para crescer” é a missão principal. É o centro de tudo e é o principal valor que orienta toda a rede STIHL, oferecendo uma referência para o que será a meta a longo prazo. Essa força impulsiona a marca, a empresa e todos os envolvidos, todos os dias.

“Emoções fazem a diferença”

Andreas Baetzgen é professor de Comunicação Estratégica e Branding na Hochschule der Medien (HdM), uma universidade de estudos de mídia em Stuttgart, na Alemanha. Ele esteve envolvido no apoio e desenvolvimento do conceito da marca e explica a conexão entre ela, qualidade e serviço.

NewService – Qual a importância da marca para o sucesso a longo prazo de uma empresa?
Andreas Baetzgen – Os produtos são facilmente substituíveis para os consumidores em muitos mercados. Algumas pessoas também acreditam que os produtos mais baratos, sem grande reconhecimento, são, algumas vezes, até melhores que os produtos caros. Ao mesmo tempo, concorrentes novos e agressivos – especialmente vindos da Ásia – estão entrando constantemente nos mercados. Nesse ambiente, a marca e, principalmente, as emoções associadas a ela, jogam um papel importante na decisão de compra do consumidor e, frequentemente, são o fator determinante. Hoje em dia, as emoções fazem a diferença.

 

NewService – Que papel desempenha a qualidade e o serviço com relação à marca?
Andreas Baetzgen – Evidentemente, a qualidade e o serviço são fatores extremamente importantes, que formam a imagem de uma marca. Mas apostar apenas na qualidade dos seus produtos e serviços não é suficiente hoje em dia. A marca desempenha papel determinante para o crescimento futuro, especialmente em mercados saturados e com nomes que têm alta participação no comércio. Os consumidores de produtos superiores automaticamente assumem que as suas marcas preferidas entregarão excelente qualidade e serviço.

Homenagem a Michael Pipek

Gerente de Vendas da STIHL para a América Latina e Caribe até 2015, Michael Pipek faleceu em agosto aos 68 anos de idade, já gozando de sua merecida aposentadoria.

Michael Pipek se orgulhava dos resultados conquistados para a STIHL na América Latina e no Caribe. Entusiasta da marca, astuto e grande apoiador dos importadores e das subsidiárias da STIHL na América Latina e Caribe. Assim Michael Pipek pode ser lembrado por todos aqueles que se relacionaram com ele em seus 16 anos de dedicação à Empresa. Em uma de suas últimas entrevistas para a NewService, ele destacou a sua contribuição para o desenvolvimento comercial da marca STIHL e de seus importadores e subsidiárias na América Latina e no Caribe. “Quando olho para trás, sinto muito orgulho dos resultados. Em 16 anos, conseguimos mais do que triplicar as vendas, e a STIHL é líder de mercado em praticamente todos os países dessa região. Estamos crescendo muito mais rápido do que o negócio da STIHL no mundo”, compartilhou na época em que era Gerente Sênior de Exportação, em 2014.
A seguir, dois grandes amigos de Pipek na STIHL prestam homenagem a ele.

“Meu muito querido Miguel, você foi deixando uma marca indelével nos nossos corações, muito especialmente no meu. Você é (porque eu jamais vou me esquecer de você) uma pessoa íntegra, um verdadeiro cavalheiro, e, principalmente, um gerador contínuo de histórias divertidas que ficarão comigo para sempre. Você é, também, um exemplo de vida e coragem, a sua saída do regime soviético para começar a sua vida de novo, do zero, com a sua família na Alemanha foi um exemplo incrível. Estarei sempre agradecido por ter passado tantos anos de trabalho e da vida com você e a tão querida Lenka. Um forte abraço, voltaremos a nos ver!”

Pablo Fijalkauskas, Gerente Geral da STIHL Argentina

“Falar de um colega que partiu é difícil. Mais difícil ainda quando esse colega é Michael Pipek. Um homem simples, acessível, disponível, às vezes duro, mas sempre justo e muito disposto a ouvir e a ajudar quem sempre a ele recorresse. Miguel, como era chamado pelos defensores da bandeira STIHL que o cercavam, deixa uma grande lacuna e muita referência pelo comprometimento com a Empresa que escolheu para trabalhar na última etapa da sua carreira profissional. Miguelito, como era carinhosamente chamado pelos amigos mais próximos, seguramente deixa um enorme vazio no coração daqueles que – como eu – tiveram a oportunidade de tê-lo num convívio mais próximo. Mais do que um colega, ele foi um grande amigo e companheiro. Companheiro de duras jornadas de trabalho, muitas viagens, convenções, encontros e visitas a revendedores. Alguém que deixa muitas saudades e a quem eu prezo muito pela forma como sempre me acolheu desde o primeiro momento em que fomos apresentados, assim como por todo apoio e ajuda que sempre me dedicou. Meu querido e saudoso amigo Miguelito, onde quer que você esteja, levanto uma taça de vinho e faço um brinde em tua homenagem, desejando que descanse em paz. Um grande, forte e saudoso abraço.”

Romário Britto, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da STIHL Brasil

Investimento estratégico

Entenda como a adequação à padronização global da marca STIHL fez a diferença na loja Indupal, em El Salvador.

Levar o padrão STIHL para dentro das lojas passou a ser sinônimo de benefícios e muito crescimento. E em El Salvador não foi diferente. O fortalecimento da marca na Indupal propiciou uma jornada de compra diferenciada para os consumidores cuja busca é por um serviço e experiência no mesmo nível dos produtos STIHL. “O momento do atendimento agora é realizado de uma forma mais prazerosa. Os produtos são apresentados de uma maneira ordenada e limpa, o que ressalta a qualidade das mercadorias. Além disso, valoriza a imagem da loja, por proporcionar um ambiente profissional e agradável ao cliente”, ressalta Ivan Guerreiro, Gerente Comercial da Indupal.
O investimento também foi refletido nas vendas: “Ao compararmos os números do ano anterior, verificamos um significativo aumento do faturamento após a padronização. Os clientes contam que o modo de exibição dos produtos é atrativo, motivando-os a explorar a loja”, revela Ivan.
Segundo ele, os colaboradores também ficaram extremamente entusiasmados com a padronização. “Além de todos os benefícios da mudança, o ponto de venda corretamente identificado com a marca se refletiu no cotidiano dos nossos profissionais, que mais do que nunca têm como objetivo executar um serviço que corresponde ao que a STIHL busca: ser referência em excelência e qualidade.”

Acelera, STIHL!

O mercado da América Latina agora conta com opções mais potentes e modernas em motosserras para o mercado florestal – e também ganhou um novo acessório para as roçadeiras.

As novas MS 462, MS 651 e MS 661 são as sucessoras das MS 460, MS 650 e MS 660, respectivamente. Em resumo, os novos modelos se diferenciam de seus antecessores devido à maior potência e a detalhes nos projetos, que geram melhor desempenho, conforto e segurança aos usuários. Saiba mais sobre as novas motosserras.

MS 462

Própria para trabalhos de maior intensidade, envolvendo árvores de médio e grande portes. Conta ainda com motor STIHL 2 Mix, que apresenta 70% de redução de emissões ao meio ambiente, se comparado ao motor 2 tempos convencional.

MS 462


• Potência (kW): 4,4
• Cilindrada (cm³): 72,2
• Peso* (kg): 6,0

MS 651 e MS 661

Desenvolvidas para usuários profissionais, apresentando excelente relação peso x potência, o que proporciona alto rendimento em trabalhos de maior intensidade e frequência, como o corte de árvores de médio e grande portes. Possuem filtro de ar com alto poder de retenção, proporcionando menor frequência de limpeza, além de um moderno e eficaz sistema antivibratório, composto por duplo elemento (mola e elastômero). Os modelos também contam com motor STIHL 2 Mix, tecnologia exclusiva que gera maior economia de combustível e menor emissão de gases.

MS 651


• Potência (kW): 5.0 (MS 650: 4,8kW)
• Cilindrada (cm³): 91,1
• Capacidade do tanque de combustível (l): 0,850
• Peso* (kg): 7,3
• Capacidade do tanque de óleo (l): 0,400

MS 661


• Potência (kW): 5.4 (MS 660: 5,2kW)
• Cilindrada (cm³): 91,1
• Capacidade do tanque de combustível (l): 0,850
• Peso* (kg): 7,4
• Capacidade do tanque de óleo (l): 0,400

*Sem conjunto de corte