Uma década de informação e relacionamento

A NewService, publicação destinada aos importadores e subsidiárias da STIHL na América Latina, completa 10 anos.

Parece que foi ontem, mas a NewService está comemorando uma década de informação aos importadores e subsidiárias STIHL da América Latina. “A ideia de criar uma publicação específica para essa região aconteceu como uma consequência da instalação do Service Center no Brasil. Buscamos abrir um canal de comunicação como forma de estabelecer um diálogo e nos tornarmos mais presentes para esse público”, conta Andréia Edi da Silva Volz, Supervisora de Comunicação da marca no Brasil.

Paul Strohm, Gerente Sênior de Vendas do Grupo STIHL para a América Latina e Caribe, acrescenta que o objetivo foi apostar em uma comunicação dirigida aos importadores com o intuito de que eles pudessem estar se atualizando em um ritmo definido sobre os assuntos pertinentes ao negócio STIHL e, consequentemente, aos seus distribuidores em cada país. “Novidades quanto a boas práticas, novos produtos e serviços, eventos, desenvolvimento e padronização da rede de distribuição e questões técnicas são a grande maioria dos assuntos abordados atualmente nas matérias da NewService”, destaca Paul.

As primeiras edições ficaram sob a gestão de Thiago Lourenci, então da equipe de Pós-Vendas. Ele lembra que os próprios importadores pediram uma ferramenta de comunicação durante a realização de um workshop na fábrica brasileira, em 2008. “No início, o conteúdo era bastante técnico, mas aos poucos fomos agregando ações desenvolvidas em cada país, de modo a inspirá-los com iniciativas interessantes para aplicarem nas suas localidades, como as oficinas móveis, por exemplo”, relata Thiago.

“A NewService é uma ferramenta importante para ficarmos cientes de tudo que está acontecendo, tanto em relação à parte técnica dos produtos como no desenvolvimento das concessionárias. Em cada edição encontramos textos atrativos que tornam a leitura interessante. Gosto muito das informações sobre as ações das lojas, pois são bem úteis para aprendermos mais.”

Francisco Gazcon, Gerente Comercial da AR/MKM STIHL Motoimplementos S.A., da Argentina

“É um veículo muito importante para nós, porque divulga informações oficiais da STIHL que podem ser compartilhadas com todos os envolvidos no dia a dia do negócio. Destaco especialmente os textos sobre atividades demonstrativas e workshops, que reforçam o compromisso da Empresa com os serviços de pós-venda e em estar na vanguarda tecnológica.”

Roberto Girón, Gerente Geral da Importadora Comeca, da Guatemala

Carlos Wey, atual Supervisor de Service Center, recorda também do formato anterior, enviado exclusivamente em PDF para imprimir, e hoje com o recurso de um portal, com acesso online, incluindo vídeos, galeria de fotos, entre outras mídias. “A facilidade e a diversificação no acesso ao conteúdo que oferecemos são muito importantes, pois assim atingimos um público maior, a qualquer hora, em qualquer lugar”, ressalta.

Recordar é viver

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Loja padronizada, cliente confiante

Melhorias aumentam a segurança dos clientes em relação ao ponto de venda e à marca.

A STIHL não mede esforços para orientar e capacitar seus importadores a aderir à padronização global da marca nos pontos de venda. “O que antes era algo desejado passou a ser estratégico em 2016, com um controle sistemático da evolução da rede em nível mundial”, destaca Paul Strohm, responsável pela área de Vendas da Matriz da STIHL para a América Latina e Caribe. Segundo ele, não se trata de uma imposição, mas de uma forma consistente de fortalecer a presença da marca junto aos clientes da região. “Distribuidores reportam a satisfação de consumidores finais, a diferenciação em relação à concorrência e a fornecedores de máquinas genéricas”, comemora.
De acordo com Susanne Baur, da STIHL Alemanha, os relatos também são bem positivos por parte dos pontos de venda, pois o cliente fica mais tempo na loja que está corretamente identificada com a marca, conhecendo o amplo portfólio de ferramentas motorizadas, acessórios e serviços. Com a aplicação dos conceitos do Visual Merchandising, o efeito é ainda mais reforçado. “É de fato um valor agregado percebido pelo cliente. Em uma estimativa geral, as vendas têm aumentado em 20%”, completa.

Mais próximos dos clientes

Na Epicentro, em Montevidéu, no Uruguai, o que mais chama a atenção com a padronização é que, devido à boa experiência de compra dos consumidores, eles se tornam fiéis à loja. “Os clientes sentem-se bem atendidos, vivenciando um processo de vendas mais profissional. Todas as soluções para as suas necessidades ficam expostas de uma maneira adequada. Um ambiente mais moderno oferece maior segurança em adquirir uma ferramenta motorizada original da STIHL, e não outras alternativas existentes no mercado”, destaca Agustín Albanell, Gerente da Epicentro. Somado a isso, ele observa a motivação dos vendedores, que contam com uma ferramenta importante para diferenciar o seu trabalho.
Os distribuidores do importador Immeq, localizados no Equador, destacam as novas prateleiras e placas, além das cores STIHL, como muito favoráveis à imagem da loja e à percepção dos clientes sobre a qualidade dos produtos de serviços. “Com a melhor identificação, as pessoas chegam ao local com total confiança de comprar equipamentos e solicitar manutenção das suas máquinas”, explica Gustavo Gutiérrez, Gerente Geral. Em relação à comercialização, Gutiérrez informa que algumas lojas da Immeq já melhoraram suas vendas em 5%, mas a expectativa é de aumentar ainda mais o índice com esse valor agregado.

“Os clientes se sentem bem atendidos, vivenciando um processo de vendas mais profissional. Todas as soluções para suas necessidades ficam expostas de maneira adequada.”

Agustín Albanell, Gerente da Epicentro (Uruguai)

“Com a melhor identificação do ponto de venda, as pessoas chegam ao local com total confiança de comprar equipamentos e solicitar manutenção das suas máquinas.”

Gustavo Gutiérrez, Gerente Geral da Immeq (Equador)

“Distribuidores reportam a satisfação de consumidores finais, a diferenciação em relação à concorrência e a fornecedores de máquinas genéricas.”

Paul Strohm, Gerente Sênior de Vendas do Grupo STIHL para a América Latina e Caribe

A padronização nos distribuidores do importador Immeq tem gerado elogios sobre a qualidade dos produtos e serviços

Diferenciais da padronização

  • Foco total na experiência de compra do cliente
  • Estrutura à altura do que o consumidor STIHL merece
  • Melhor aproveitamento do espaço do showroom (mais produtos no mesmo espaço e de forma organizada)
  • Ambiente atrativo que proporciona fidelização
  • Comunicação e presença de mercado
  • Diferenciação em relação à concorrência
  • Aumento da motivação dos vendedores

Mais performance, versatilidade e custo-benefício

A STIHL está lançando três modelos de roçadeiras, especialmente destinadas ao mercado agropecuário.

A partir deste mês de março, importadores e subsidiárias da América Latina e Caribe têm à disposição três novos produtos STIHL para se diferenciarem da concorrência junto aos clientes. Depois de serem anunciadas no Workshop realizado no Chile em abril de 2018, as roçadeiras FS 235, FS 235 R e FR 235 agora são as grandes novidades em ferramentas motorizadas voltadas ao mercado agropecuário. “Ampliamos a gama de produtos com as novas opções, adequadas para uso do homem do campo. Os importadores poderão obter um significativo ganho de market share em seus países, devido ao excelente custo-benefício gerado por essas roçadeiras ao consumidor final”, comenta Patriq Paines, Consultor de Negócios da STIHL para a América Latina e Caribe.
Segundo ele, os equipamentos apresentam como principais vantagens a robustez e a alta performance, além de possibilitarem uma fácil manutenção e permitirem o uso de ferramentas de corte maiores.

“Os importadores poderão obter um significativo ganho de market share em seus países, devido ao excelente custo-benefício gerado por essas roçadeiras ao consumidor final.”

Patriq Paines, Consultor de Negócios da STIHL para a América Latina e Caribe.

FS 235

  • Ideal para trabalhos em áreas planas
  • Cilindrada: 36,3 cm³
  • Potência: 1,55 kW (2,1 cv) a 9000 rpm
  • Rotações em marcha lenta: 2800 rpm
  • Rotação máxima do eixo de acionamento da ferramenta: 7900 rpm
  • Velas de ignição permitidas: Bosch WSR 6 F da STIHL
  • Distância dos elétrodos da vela de ignição: 0,5 mm
  • Peso*: 6,8 kg
  • Comprimento**: 1807 mm
    Volume máximo do depósito de combustível: 810 cm³ (0,81 l)

FS 235 R

  • Ideal para trabalhos em áreas planas
  • Cilindrada: 36,3 cm³
  • Potência: 1,55 kW (2,1 cv) a 9000 rpm
  • Rotações em marcha lenta: 2800 rpm
  • Rotação máxima do eixo de acionamento da ferramenta: 7900 rpm
  • Velas de ignição permitidas: Bosch WSR 6 F da STIHL
  • Distância dos elétrodos da vela de ignição: 0,5 mm
  • Peso*: 6,5 kg
  • Comprimento**: 1807 mm
  • Volume máximo do depósito de combustível: 810 cm³ (0,81 l)

FR 235

  • Ideal para trabalhos em áreas com elevações e declives (maior conforto ao operador devido à mochila ergonômica e sistema antivibratório, além de segurança e rendimento nas atividades de corte e roçada em terrenos inclinados).
  • Cilindrada: 36,3 cm³
  • Potência: 1,55 kW (2,1 cv) a 9000 rpm
  • Rotações em marcha lenta: 2800 rpm
  • Rotação máxima do eixo de acionamento da ferramenta: 7900 rpm
  • Velas de ignição permitidas: Bosch WSR 6 F da STIHL
  • Distância dos elétrodos da vela de ignição: 0,5 mm
  • Peso*: 10,3 kg
  • Comprimento**: 2750 mm
  • Volume máximo do depósito de combustível: 810 cm³ (0,81 l)

*Com depósito de combustível vazio, sem ferramenta de corte e proteção.
**Sem ferramenta de corte.

Pelo fim da pirataria

Marcas e governos unem-se para combater o mal que acomete mercados do mundo todo.

A pirataria é um problema internacional que, infelizmente, segue em crescimento. Diversas iniciativas são organizadas, reunindo empresas e órgãos fiscalizadores, para ajudar no combate a produtos falsificados. Recentemente, dois profissionais da STIHL e o importador da marca no Paraguai, a Fapasisa, participaram de um evento na sede da Receita Federal ?, em Foz do Iguaçu (Brasil), com a presença de outras grandes empresas de diferentes segmentos. “Assistimos à palestra de agentes de fiscalização sobre as dinâmicas de suas operações, em conjunto com as polícias da tríplice fronteira, e também aproveitamos para expor a MS 170 e a FS 80 originais, junto a dois modelos falsificados, para explicarmos as diferenças”, conta Carlos Sauer, da equipe de Inteligência de Mercado da STIHL.

“Promover reuniões relacionadas ao tema pirataria é muito importante para a conscientização de toda a comunidade. Não conseguiremos acabar com esse mal com o esforço isolado de alguns, é preciso o comprometimento de todos”, diz Luis Mendieta, Gerente Geral da Fapasisa (Paraguai).
Com uma atuação frequente e engajada, a Fapasisa comunica aos representantes legais sobre os produtos falsificados que encontra, encaminhando-os para destruição. “Já foram quase 1,5 mil equipamentos eliminados e outros ainda estão aguardando resolução judicial”, afirma Mendieta.

“Não conseguiremos acabar com esse mal com o esforço isolado de alguns, é preciso o comprometimento de todos.”

Luis Mendieta, Gerente Geral da Fapasisa (Paraguai)

Carro-chefe da pirataria

As roçadeiras são o maior alvo de pirataria, por apresentar menor complexidade de fabricação. Também são mais frequentes por atingirem um público leigo, que não conhece os produtos originais. Geralmente as pessoas mais velhas, de poucos recursos e de regiões afastadas acabam sendo as mais prejudicadas. Além disso, os falsificadores se aproveitam de lugares onde não há pontos de venda ou de difícil acesso para a polícia. Já quando as ofertas ocorrem pela Internet, oferecem um ponto de encontro e não divulgam o endereço onde estão estabelecidos.
“Na maioria dos casos, são ambulantes oferecendo equipamentos sem marca e aplicando um adesivo na hora da venda, explicando que são novos modelos originários da China. Às vezes as cores não são suficientemente semelhantes às nossas para permitir uma ação legal”, acrescenta Mendieta.
Ele também destaca o crescente número de peças no mercado paralelo. “Praticam preços extremamente baratos, representando uma concorrência desleal.”

Máquina original x falsificada: modelo FS 290 é um dos campeões de pirataria

Orientação para clientes e importadores

Os importadores STIHL têm um papel muito importante no combate à pirataria, pois muitas vezes são os primeiros a saber se produtos falsos estão sendo vendidos em suas áreas de atuação.

E o que fazer quando isso ocorrer? Mande um e-mail para o departamento legal da STIHL (guenther.stoll@stihl.de ou diana.graesser@stihl.de) e ao contato local da React (organização sem fins lucrativos contra a falsificação) relatando onde e qual modelo encontrou para que a Empresa possa tomar as devidas providências.

Identidade visual

Em produtos falsificados, de modo geral, a marca STIHL não é aplicada corretamente, apresentando distorções quanto a dimensão, cores e formatos. Também não apresenta a marca registrada ® e, nas motosserras, os sabres vêm sem identificação.

Imitação grosseira

A impressão da marca STIHL é feita em alto-relevo diretamente na parte plástica dos produtos, ao contrário de muitos modelos piratas, que usam adesivos para identificar a empresa. A fiação nos produtos originais também é sempre protegida e jamais fica exposta.

Embalagem e manual

A STIHL possui embalagens padronizadas para cada um dos seus produtos, contendo manual impresso na língua do país onde o produto será comercializado. Já os equipamentos falsificados muitas vezes vêm sem embalagem ou apenas envoltos em plásticos e sem manual.

Risco à vida

Um produto ou peça pirata podem provocar graves acidentes e colocar em risco a vida do usuário ou de terceiros envolvidos na operação, pois não existe o mesmo compromisso de qualidade de uma marca consolidada no mercado.