Nesta última edição da NewService em 2020, o sentimento não poderia ser outro: de gratidão. Obrigado a todos pelos desafios enfrentados, pelas vitórias conquistadas, pela superação diante deste cenário jamais visto em todo o mundo com o surgimento da Covid-19. Que tenhamos todos um excelente 2021, com muita saúde e perseverança para alcançarmos resultados ainda melhores. Juntos temos a força para crescer, juntos temos a força para seguir adiante!
Estar perto para crescer. As convenções com distribuidores especializados são muito importantes para alinhar objetivos e apresentar produtos, entre outros pontos. Também fortalecem o relacionamento entre todos, incentivam o crescimento das vendas e ajudam no desenvolvimento de novos negócios.
Em Honduras, a sétima edição do evento foi realizada no Hyatt Place Tegucigalpa, de 20 a 22 de fevereiro, com a presença de 70 pessoas. “Falamos sobre a estratégia para 2020, o novo conceito da marca e os novos produtos, inclusive com demonstrações. Foi uma experiência muito boa”, conta Diana Lizbeth Mejía, Gerente de Marketing da Cemcol.
Um evento semelhante ocorreu nos dias 28 e 29 de fevereiro, na cidade de Manta, que é uma das mais belas praias do Equador e possui o maior porto de atum do país. Todos os 75 distribuidores exclusivos STIHL participaram tanto da apresentação de novas máquinas STIHL quanto do lançamento de um aplicativo próprio, o B2B móvel. O grupo aproveitou a oportunidade para falar também sobre o planejamento para 2020. “Foi uma bonita celebração, uma semana antes de todos esses momentos difíceis de pandemia que estamos vivendo. Fortalecemos os laços entre a marca e os distribuidores, obtendo um resultado positivo em nome de todos aqueles que formam a grande família STIHL Equador”, diz Iver Paredes, do Inmeq.
No Brasil, a convenção aconteceu no dia 4 de junho, 100% online, com mais de 900 pessoas conectadas, entre concessionários e equipes da marca. “Foi um evento interativo e inovador, transmitido ao vivo para todo o país. Apesar da distância física, a relação da STIHL com as lojas segue sendo a de sempre, com muita proximidade”, afirma Rafael Zanoni, Gerente de Marketing da STIHL Brasil.
Na ocasião, o público pôde conhecer em detalhes os lançamentos: a motosserra MS 462, o podador de galhos GTA 26 e o soprador a bateria BGA 86, além de avaliação e perspectivas de negócios para 2020.
Obrigado a todos que participaram, celebrando juntos o orgulho de ser STIHL! Brasil CHILE Costa Rica Equador Honduras Nicarágua Panamá Paraguai República Dominicana
Obrigado a todos que participaram, celebrando juntos o orgulho de ser STIHL!
A pandemia mundial fez com que as pessoas aprendessem a viver de uma outra maneira, valorizando as coisas mais simples, como a liberdade. Foi preciso “desacelerar” em vários âmbitos. “Toda essa adaptação a uma nova realidade, como comércio com horários reduzidos, restrições severas de mobilidade dentro e fora do país, vida social extremamente diminuída, bem como a introdução do teletrabalho, foi desafiante para todos. Foi preciso se reinventar. E isso já se pode considerar como uma grande conquista”, analisa Paul Strohm, Diretor de Vendas América Latina e Caribe.
PLENA RECUPERAÇÃO
No âmbito dos negócios, o início do ano foi marcado por inúmeras reuniões para definir os planos de ação frente a uma crise severa que se desenhava no horizonte, com proporções jamais vistas na história da companhia. Passado o susto inicial do primeiro trimestre, os mercados de atuação da STIHL na América Latina e Caribe, especialmente o Agronegócio e a Jardinagem, começaram a dar sinais positivos de vida e de recuperação.
“Daí em diante, passamos a uma nova realidade também nunca vista pela Empresa: faturamentos recordes e participação de mercado crescente em meio a uma crise mundial. Com isso, podemos afirmar que temos a melhor e mais bem capacitada rede de distribuição e também melhor estrutura de produção que nossos concorrentes e, finalmente, as pessoas mais motivadas e competentes lutando pela marca nos quatro cantos do mundo. Isso é, sim, uma grande conquista que merece ser destacada!”, reconhece e celebra Strohm.
PLANOS ACELERADOS
O Gerente de Qualificação, Raul Kriedte, chama a atenção para o redesenho dos processos de treinamento, que passou a contar ainda mais com as facilidades e vantagens do Ensino a Distância (EAD).
“Já estava no nosso planejamento avançar no formato online, mas as restrições impostas pela Covid-19 aceleraram esse movimento”, relata. A plataforma STIHL Training recebeu atualizações importantes, facilitando e agilizando o seu uso, tanto em inglês como em espanhol. O atendimento a demandas específicas dos importadores e subsidiárias também seguiu a pleno no ambiente virtual. “Nosso contato ficou ainda mais frequente do que ocorria antes, no modo presencial.”
COMUNICAÇÃO EM TEMPOS CRISE
O desenvolvimento de uma estratégia de comunicação em tempos de coronavírus foi muito importante ao longo de 2020. As diferentes fases auxiliaram nas divulgações da STIHL, fortalecendo a relação da marca com os seus clientes.
Outro destaque deste ano foi o lançamento do aplicativo de comunicação Marketing Latam, permitindo um contato rápido, seguro e fácil com todos os importadores e subsidiárias para compartilhar melhores práticas, publicar novos conteúdos e oferecer ferramentas para qualificar ainda mais os seus mercados. “Ficamos muito felizes com os avanços que tivemos. Um agradecimento a todos que se empenharam dia a dia para construirmos juntos esta trajetória”, diz Sabine MacDonald, Gerente de Marketing para a América Latina e Caribe.
DESAFIO COM LOGÍSTICA
Carlos Wey, Supervisor de Service Center, também ressalta o crescimento e os ótimos resultados na América Latina e Caribe.
“Conseguimos superar as adversidades e comemorar evolução nas vendas. Agradecemos a compreensão de todos especialmente em relação à logística internacional, que vem impactando no abastecimento de produtos, em especial as peças de reposição e acessórios”, afirma. Estar preparados com estoque disponível na qualidade e quantidade de que os clientes necessitam passa a reforçar a vantagem competitiva da STIHL frente à concorrência, também nos serviços de manutenção dos equipamentos.
A atuação da STIHL na América Latina e Caribe termina com um reconhecimento e tanto: o Prêmio Reinventarp, promovido pela Associação de Publicidade do Rio Grande do Sul (ARP), que destacou os principais projetos de reinvenção empresarial, seja no campo da comunicação, marca, produtos, serviços, canais de serviço/vendas, que foram desenvolvidos como reação à pandemia neste ano de 2020. O case “STIHL Latam: a força para seguir adiante” mostrou as ações de comunicação e qualificação com importadores e subsidiárias. Durante seu discurso na cerimônia online, realizada no dia 8 de dezembro, Sabine MacDonald, Gerente de Marketing da região, agradeceu a toda a equipe por seu tremendo esforço para se superar, mesmo diante das dificuldades impostas pelo cenário mundial. “Essa é uma distinção ao time Latam. Juntos mostramos que temos a força para seguir adiante e crescer cada vez mais.”
Este reconhecimento foi muito importante, mas é preciso seguir e planejar 2021 para comemorar muitas outras conquistas.
Planejar o futuro exige responsabilidade para avaliar o cenário atual para projetar aquele em que se quer estar. O ano de 2021 será ainda fortemente impactado pelo efeitos da pandemia em nível mundial. O planejamento, controle e a eventual gestão dos estoques da rede devem ser avaliados frequentemente, pois uma eficiente comunicação da ponta com os importadores/subsidiárias terá um papel importante na qualidade e velocidade de reação às demandas do mercado. A equipe STIHL vem se reunindo para definir em conjunto um plano de ação consistente que levará a marca ainda mais longe. A primeira parte já foi feita, o cenário e plano de vendas com quantidades e faturamento esperado para 2021 está pronto. O desenvolvimento do plano de Marketing e de ações de mercado estruturadas e consistentes também é a chave para o sucesso em tempos tão desafiadores.
Você já fez sua parte? já tem todo o planejamento de venda, desenvolvimento e marketing feito?