“Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, continuamos apresentando ótimos resultados, com crescimento expressivo em vários países da América Latina e Caribe. Juntos, temos a força para crescer!”
Paul Strohm, Diretor de Vendas América Latina e Caribe
Foram cinco dias extremamente proveitosos, de muito conhecimento e integração. O Evento Regional de Vendas e Marketing, com a participação dos importadores e subsidiárias da América Latina e Caribe, foi realizado totalmente online, de 1º a 5 de março para os países de língua espanhol, e de 8 a 12 de março para os países de língua inglesa. Vamos relembrar alguns aspectos importantes discutidos na ocasião:
CENÁRIO GERAL E VENDAS
Mesmo com todas as restrições impostas pela Covid-19, 2020 foi um ano de superação para a equipe STIHL, que apresentou resultados muito positivos em âmbito mundial: faturamento recorde de 4,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 17%. As vendas em unidades de máquinas aumentaram em 23%, sendo que a linha a bateria foi a que mais avançou. Especificamente na América Latina, a performance também foi muito boa: 26% a mais na venda de unidades de máquinas.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Para este ano, são identificadas muitas oportunidades de crescimento nos segmentos de jardinagem, agroindústria e produtos a combustão. No entanto, as dificuldades enfrentadas na logística internacional infelizmente estão impactando no abastecimento dos produtos. Além disso, identifica-se aumento nos preços das matérias-primas.
LANÇAMENTOS DE PRODUTOS
O portfólio de produtos STIHL não para de crescer. Um dos dias do evento foi dedicado à apresentação dos lançamentos de 2021: GTA 26, HSA 26, SGA 85, SE 33, MH 610 e MH 710. Você encontra mais informações sobre os produtos na plataforma STIHL Training.
STIHL TRAINING
A qualificação é uma das premissas básicas para a STIHL, que oferece a plataforma STIHL Training, reestruturada no ano passado para proporcionar uma navegação mais amigável e atrativa. Os processos de treinamento foram reforçados no workshop, destacando-se as facilidades e vantagens do Ensino Online e da Educação a Distância (EAD).
MARKETING
Foram repassadas as iniciativas de marketing de 2020 e foi ressaltado o planejamento para as atividades de 2021. Entre elas destacam-se as campanhas de marca e de pirataria. Além disso, foram apresentados o catálogo e o minicatálogo de produtos adaptados à região e outros conteúdos e projetos para fortalecer a marca e avançar na transformação digital, ser especialista no trabalho na natureza, conhecer o cliente final e melhorar o planejamento de marketing.
PÓS-VENDA
Além de uma análise sobre o mercado de pós-venda, durante o evento também foram apresentados novos produtos nessa área. Um deles é o Kit de serviço, já utilizado com muito sucesso pela STIHL Espanha e STIHL Estados Unidos. A iniciativa busca oferecer uma solução de manutenção otimizada para o cliente, com custo competitivo e confiabilidade.
Orientações sobre a utilização de artigos de pós-venda no ponto de venda também foram um ponto alto do evento. Foram apresentados os módulos para dar maior visibilidade a acessórios, roupas de segurança, combustíveis, entre outros itens importantes para ampliar o volume de negócios.
As apresentações do evento foram enviadas aos gerentes dos países participantes. Caso não tenha recebido, por favor contate petra.burchhardt@stihl.de.