A injeção laranja para seguir adiante

Participantes do evento em língua espanhola
Participantes do evento em língua inglesa

“Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, continuamos apresentando ótimos resultados, com crescimento expressivo em vários países da América Latina e Caribe. Juntos, temos a força para crescer!”
Paul Strohm, Diretor de Vendas América Latina e Caribe

Foram cinco dias extremamente proveitosos, de muito conhecimento e integração. O Evento Regional de Vendas e Marketing, com a participação dos importadores e subsidiárias da América Latina e Caribe, foi realizado totalmente online, de 1º a 5 de março para os países de língua espanhol, e de 8 a 12 de março para os países de língua inglesa. Vamos relembrar alguns aspectos importantes discutidos na ocasião:

CENÁRIO GERAL E VENDAS

Mesmo com todas as restrições impostas pela Covid-19, 2020 foi um ano de superação para a equipe STIHL, que apresentou resultados muito positivos em âmbito mundial: faturamento recorde de 4,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 17%. As vendas em unidades de máquinas aumentaram em 23%, sendo que a linha a bateria foi a que mais avançou. Especificamente na América Latina, a performance também foi muito boa: 26% a mais na venda de unidades de máquinas.

OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Para este ano, são identificadas muitas oportunidades de crescimento nos segmentos de jardinagem, agroindústria e produtos a combustão. No entanto, as dificuldades enfrentadas na logística internacional infelizmente estão impactando no abastecimento dos produtos. Além disso, identifica-se aumento nos preços das matérias-primas.

LANÇAMENTOS DE PRODUTOS

O portfólio de produtos STIHL não para de crescer. Um dos dias do evento foi dedicado à apresentação dos lançamentos de 2021: GTA 26, HSA 26, SGA 85, SE 33, MH 610 e MH 710. Você encontra mais informações sobre os produtos na plataforma STIHL Training.

STIHL TRAINING

A qualificação é uma das premissas básicas para a STIHL, que oferece a plataforma STIHL Training, reestruturada no ano passado para proporcionar uma navegação mais amigável e atrativa. Os processos de treinamento foram reforçados no workshop, destacando-se as facilidades e vantagens do Ensino Online e da Educação a Distância (EAD).

MARKETING

Foram repassadas as iniciativas de marketing de 2020 e foi ressaltado o planejamento para as atividades de 2021. Entre elas destacam-se as campanhas de marca e de pirataria. Além disso, foram apresentados o catálogo e o minicatálogo de produtos adaptados à região e outros conteúdos e projetos para fortalecer a marca e avançar na transformação digital, ser especialista no trabalho na natureza, conhecer o cliente final e melhorar o planejamento de marketing.

PÓS-VENDA

Além de uma análise sobre o mercado de pós-venda, durante o evento também foram apresentados novos produtos nessa área. Um deles é o Kit de serviço, já utilizado com muito sucesso pela STIHL Espanha e STIHL Estados Unidos. A iniciativa busca oferecer uma solução de manutenção otimizada para o cliente, com custo competitivo e confiabilidade.
Orientações sobre a utilização de artigos de pós-venda no ponto de venda também foram um ponto alto do evento. Foram apresentados os módulos para dar maior visibilidade a acessórios, roupas de segurança, combustíveis, entre outros itens importantes para ampliar o volume de negócios.

As apresentações do evento foram enviadas aos gerentes dos países participantes. Caso não tenha recebido, por favor contate petra.burchhardt@stihl.de.

Trabalho na terra com menos esforço

“Estamos muito contentes em oferecer essas soluções na América Latina e Caribe. São produtos aguardados pelos clientes.”
Tássia Canterle, Especialista de Mercado STIHL

A STIHL desenvolve a sua linha de produtos em sintonia com o homem e a natureza, e em seu portfólio busca sempre inovar e apresentar novas soluções para facilitar a vida dos usuários.
Voltados ao mercado agropecuário, os produtos têm como público-alvo usuários que trabalham com agricultura e horticultura, podendo também ser utilizados em solos densos e pedregosos.
“Com os motocultivadores STIHL, a atividade na terra poderá ser realizada com menos esforço e com ergonomia para o operador, aumentando assim a sua produtividade e evitando desperdícios de insumos e tempo”, destaca Tássia Canterle, Especialista de Mercado STIHL. Segundo ela, os motocultivadores estavam sendo bastante aguardados pelos clientes. “Ficamos muito contentes em oferecer essas soluções na América Latina e Caribe. São máquinas voltadas para agricultores que atuam em propriedades de pequena ou média extensão e buscam um equipamento motorizado em suas propriedades rurais para otimizar as suas rotinas de trabalho, com conforto e segurança”, afirma.
Potentes e versáteis, os motocultivadores STIHL podem ser utilizados em diferentes aplicações agrícolas com uma variedade de acessórios que permitem diversificar a utilização do produto. Além disso, o modelo MH 710 possui como diferencial uma tomada de força auxiliar, aumentando a versatilidade deste produto para o usuário.

MOTOCULTIVADORES NO DETALHE

TECNOLOGIA
1
– LÂMINAS
Têm uma forma especialmente desenvolvida para escavar o solo do modo mais eficaz possível em uma sequência otimizada.
2 – AJUSTE CENTRALIZADO DO GUIDÃO
O guidão pode ser ajustado em altura e dobrar para baixo usando a alavanca de fixação para transporte ou armazenamento da máquina.
3 – ESPORA DE FREIO
Permite determinar a profundidade de inserção da lâmina. Também é de fácil acesso, com ajuste de altura regulável e fixação segura.

CONFORTO
4
– ACELERAÇÃO SIMPLES
Assegura um manuseio eficaz da máquina, que pode ser manobrada por ambas as alças. O acionamento do acelerador está ao alcance das mãos, permitindo ao operador regular a velocidade com o polegar enquanto controla a máquina. Isso permite dosar a potência exata durante o trabalho.
5 – POSIÇÃO DE LIMPEZA
Permite limpar, montar e desmontar as lâminas de forma muito simples.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MH 610

Motor a combustão: STIHL EHC 600
Potência: 4,4 / 6,0 3600 RPM
Cilindrada: 212 cm3
Caixa de câmbio: correia
Peso: 60 kg

MH 710

Motor a combustão: STIHL EHC 700
Potência: 5,2 / 7,0 3600rpm
Cilindrada: 252 cm3
Caixa de câmbio: transmissão direta
Peso: 101 kg
Luz de LED
Tomada de força

TREINAMENTO SOBRE OS MOTOCULTIVADORES
Os novos produtos entrarão no calendário de treinamentos no segundo semestre deste ano e estarão disponíveis na plataforma online STIHL Training. Serão cursos tanto técnicos como comerciais, oferecendo argumentação de venda com detalhamento de atributos, funções e benefícios, seguindo a metodologia “da necessidade à solução”, que aprofunda mais no dia a dia dos clientes, para que os equipamentos realmente façam a diferença nas suas atividades.
Os importadores receberão um e-mail do STIHL Training com o convite para os treinamentos.

INFORMAÇÕES SOBRE OS NOVOS PRODUTOS
Acesse STIHL Training

VOCÊ TEM ALGUMA PERGUNTA?
ENTRE EM CONTATO!

Tássia Canterle • 55 51 9984-50614
tassia.canterle@stihl.com.br

Raul Kriedte • 55 51 99283-0273
raul.kriedte@stihl.com.br

Paulo Serpe • 55 51 99288-6474
paulo.serpe@stihl.com.br

Orgulho STIHL

“Nossa meta estratégica com esta campanha é fortalecer nossa marca. Deixemos que nossos clientes contem suas histórias com imagens autênticas, reais e emocionantes.”
Sabine MacDonald, Gerente de Marketing para a América Latina e Caribe

“Orgulho de trabalhar no campo”, “Orgulho de manter a cidade limpa”, “Orgulho de ser um distribuidor STIHL”, “Orgulho do meu jardim”. Frases como essas fazem parte da nova campanha de marca da STIHL, que busca fortalecer a marca STIHL em todos os seus mercados de atuação.
“Queremos ser a marca que primeiro vem à mente dos clientes potenciais dos segmentos de agricultura, silvicultura, jardinagem doméstica e profissional e manutenção. Também reforçar a qualidade e o serviço dos distribuidores STIHL. A campanha contribui para aumentar o conhecimento da marca a curto prazo e para manter ou ampliar a participação de mercado a longo prazo”, explica Sabine MacDonald, Gerente de Marketing para a América Latina e Caribe.
A nova campanha foi desenvolvida pela STIHL Colômbia e está à disposição de todos os importadores e subsidiárias na América Latina e Caribe, sem custo. As peças de divulgação são imagens de pessoas reais – clientes finais de todos os segmentos orgulhosos de seus trabalhos utilizando produtos STIHL.
Antes do lançamento, é fundamental preparar um plano de mídia segmentado para rádio, sites, redes sociais, ponto de venda, entre outros. Uma campanha consistente em todos os canais de divulgação, transmitida várias vezes durante um período mais longo, aumenta a possibilidade de atingir mais clientes e, assim, fortalece a marca.

Materiais disponíveis por segmento de mercado

Campanha no APP
Encontre peças e apresentação da campanha no aplicativo (somente em inglês e espanhol): Biblioteca / Conteúdo de Comunicação / Campanha de marca

VOCÊ TEM ALGUMA PERGUNTA?
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Sabine MacDonald – +55 51 99961-2540
sabine.macdonald@stihl.com.br

Andrea Chaverra Saldarriaga – +57 313-5327226
andrea.chaverra@stihl.co

Laura Meneses – +57 (4) 6148081 ramal 124
laura.meneses@stihl.co

Com a força para crescer

“Contar com um plano de marketing é muito importante. Ele estabelece nosso curso para o ano.”
Luciano Barberis Brito, Gerente da Emaresa Agroflorestal e Jardins, do Chile

“Desenvolvemos nosso plano seguindo as diretrizes dos Objetivos SMART.”
Iver Paredes, Gerente de Marketing e Vendas da Inmeq, do Equador

Desenvolver um plano de marketing faz a diferença para qualquer negócio que deseja crescer. As equipes do Chile e do Equador sabem bem disso e contam como está sendo a implementação em seus países.

A experiência do Chile

Luciano Barberis, Gerente da Emaresa, no Chile, acredita que é muito importante contar com um plano de marketing, pois ele estabelece um norte para o ano todo. No entanto, destaca que é fundamental ter objetivos claros, alinhados com os objetivos comunicacionais da marca e que sejam compartilhados com toda a equipe de trabalho.
Ele também ressalta que o plano “obriga” à definição de estratégias de produto, vendas e comunicação, de modo que sejam coerentes, mensuráveis e realizáveis. “Concentramos nossos recursos – dinheiro, tempo, esforço, etc. – de forma mais assertiva e eficaz. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, fica difícil analisar aonde devemos direcionar nossos esforços, por isso o planejamento é fundamental”, diz.
Outro aspecto reforçado por Luciano é que o plano contribui para o desenvolvimento de um caminho de longo prazo. “Quando a cada ano há um plano de marketing significa que você está olhando para além do final do ano. Esse é o olhar que uma marca líder deve ter em um mundo com tanta mudança, buscando sempre satisfazer seus clientes com suas necessidades atuais e futuras.”

O exemplo do Equador

Equipe de Marketing: Daniel Navarrete, Iver Paredes, Maria Jose Andrade e Wilmer Vásconez

Para Iver Paredes, Gerente de Marketing e Vendas da Inmeq, do Equador, o desenvolvimento de um plano de marketing é essencial para atingir os objetivos estabelecidos. “A STIHL Equador vem construindo planos cada vez mais desafiadores, que nos ajudam a ser mais competitivos, melhorando a nossa participação no mercado equatoriano”, ressalta.
Segundo ele, a ferramenta tem sido muito valiosa para manter cronogramas e ações para o consumidor final, aumentando a fidelização e preferência pela marca.
O desenvolvimento dos objetivos da STIHL Equador seguiu as diretrizes dos “Objetivos Inteligentes*”, que tornam as atividades mais desafiadoras. Para 2021, os principais são:

⦁ Lembrança, posicionamento e preferência de marca.
⦁ Fortalecimento das relações com a rede de distribuição e com o consumidor final.
⦁ Desenvolvimento de plataformas digitais que facilitem a interação comercial.

*Do inglês, SMART: (específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e no tempo)

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iparedes@gn-suferreteria.com.ec​

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