VAMOS TOMAR UM CAFÉ?
O café é muito importante para mim porque é uma bebida que está comigo desde muito jovem, quando eu costumava ajudar a família do meu pai a cuidar das colheitas em sua propriedade.
Lembro-me do meu avô paterno se levantar todos os dias às 3 da manhã para preparar o primeiro café do dia para consumo da família, utilizando um fogão a lenha artesanal. Cheiro e sabor incomparáveis!
Nos meus 22 anos de profissão estive sempre ligado ao cultivo do café, de diferentes entidades estatais e privadas, e nas várias partes da cadeia agroindustrial do grão de ouro.
Atualmente, gosto de visitar cafeterias no meu país e no exterior para provar cafés de diferentes origens e misturas, processados e preparados com diferentes métodos.
Café para mim é toda uma experiência que eu gosto de partilhar!
IMPORTÂNCIA
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. Curiosamente, também está atrás apenas do petróleo em termos de números do comércio internacional, com 25 milhões de agricultores em mais de 50 países envolvidos na sua produção. Além disso, estima-se que 3 bilhões de xícaras de café são bebidas diariamente, em todo o mundo.
ORIGEM E HISTÓRIA
A palavra café significa “vinho do grão” e vem do árabe “qahhwat al-bun”. O primeiro café do mundo foi descoberto durante o século VI, na Etiópia.
A lenda etíope conta que um pastor chamado Kaldi reparou que as suas cabras estavam agitadas e muito ativas quando comiam as bagas vermelhas de uma árvore. Cheio de curiosidade, decidiu levar as bagas a um monge de um templo vizinho, que as infundiu para os seus monges. A infusão tinha um gosto ruim, contudo, vendo que, ao bebê-la, apresentavam os mesmos “sintomas” que as cabras, decidiu melhorar o seu sabor secando-as e assando-as. Descobriu que de fato a bebida ajudava a não adormecer durante as orações noturnas. Por volta de 1500, o Emir Khair Bey, aconselhado por um grupo de médicos e juristas, proibiu o café, considerando que intoxicava as pessoas, e que por isso era contra as normas do Alcorão. No entanto, o decreto foi revogado alguns anos mais tarde.
AMÉRICA LATINA
Região conhecida por cafés bem equilibrados, com sabor de nozes ou cacau com um corpo médio e acabamento limpo.
63% do café consumido no mundo é produzido nas Américas, sendo que a maior parte é cultivada no Brasil, que produz 40% da oferta mundial.
NICARÁGUA
Destaca-se pelos cafés de alta qualidade, elegantes e refinados, com notas de chocolate e especiarias leves, com sabores como limão, amora e flores, muito difíceis de encontrar no mundo.
CURIOSIDADE
Nadar no café? Sim, pode! Mas, para isso, é necessário viajar para o Japão, pois é lá que fica o Yunessun Spa Resort, que tem entre as suas atrações piscinas onde os hóspedes podem se banhar em vinho tinto, café e chá verde. Esse estabelecimento único está localizado na cidade de Hakone, exatamente a 6 quilômetros do vale vulcânico de Ōwakudani e a 10 quilômetros do lago Ashi. O cliente deve pagar aproximadamente 30 dólares para entrar no local.
Da próxima vez que nos encontrarmos, vamos tomar um café!
Roberto Rizo – Gerente de Vendas de Casa McGregor, S.A – Nicaragua
Um bom cafezinho
“O café para mim é muito mais que um hábito diário que se cumpre. É um momento
apenas meu de concentração, de apreciação e de prazer. Adoro o aroma, sabor e a
cor. A propósito da cor, prefiro o café intenso, que não se possa ver o fundo da xícara.
Tomo café todos os dias, do contrário meu dia simplesmente não se inicia completo.
Devo tomar em média meio litro de café por dia. Aprecio muito mesmo!”
A sua saúde, colegas!
Como tudo tem uma história, a desta fotografia é:
“Partilhando café com a nossa colaboradora Aura, que atende clientes STIHL na sala de vendas da Comeca, na Cidade de Guatemala. Sobre a mesa temos três reconhecimentos que nos foram dados pela Associação Nacional do Café, ANACAFÉ, pelo nosso esforço conjunto em diferentes atividades, trabalhando para o café na Guatemala.”
“Para nós, o café é importante no nosso dia a dia, pois ele nos acompanha para saborear nossa deliciosa gastronomia, como o verde ou um famoso prato da região, o tigrillo tipológico da costa equatoriana! O café dá sabor aos nossos cafés da manhã e nos deixa cheios de alegria para ir para o trabalho!”
ANIMADO PARA COMPARTILHAR SEUS MOMENTOS STIHL?
ENTRE EM CONTATO!
Sabine MacDonald
■ +55 51 99961-2540
■ sabine.macdonald@stihl.com.br