É tempo de tomar um café

VAMOS TOMAR UM CAFÉ? O café é muito importante para mim porque é uma bebida que está comigo desde muito jovem, quando eu costumava ajudar a família do meu pai a cuidar das colheitas em sua propriedade.  Lembro-me do meu avô paterno se levantar todos os dias às 3 da manhã para preparar o primeiro […]

VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

O café é muito importante para mim porque é uma bebida que está comigo desde muito jovem, quando eu costumava ajudar a família do meu pai a cuidar das colheitas em sua propriedade. 

Lembro-me do meu avô paterno se levantar todos os dias às 3 da manhã para preparar o primeiro café do dia para consumo da família, utilizando um fogão a lenha artesanal. Cheiro e sabor incomparáveis! 

Nos meus 22 anos de profissão estive sempre ligado ao cultivo do café, de diferentes entidades estatais e privadas, e nas várias partes da cadeia agroindustrial do grão de ouro.

Atualmente, gosto de visitar cafeterias no meu país e no exterior para provar cafés de diferentes origens e misturas, processados e preparados com diferentes métodos.

Café para mim é toda uma experiência que eu gosto de partilhar!

IMPORTÂNCIA

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. Curiosamente, também está atrás apenas do petróleo em termos de números do comércio internacional, com 25 milhões de agricultores em mais de 50 países envolvidos na sua produção. Além disso, estima-se que 3 bilhões de xícaras de café são bebidas diariamente, em todo o mundo.

ORIGEM E HISTÓRIA

A palavra café significa “vinho do grão” e vem do árabe “qahhwat al-bun”. O primeiro café do mundo foi descoberto durante o século VI, na Etiópia. 

A lenda etíope conta que um pastor chamado Kaldi reparou que as suas cabras estavam agitadas e muito ativas quando comiam as bagas vermelhas de uma árvore. Cheio de curiosidade, decidiu levar as bagas a um monge de um templo vizinho, que as infundiu para os seus monges. A infusão tinha um gosto ruim, contudo, vendo que, ao bebê-la, apresentavam os mesmos “sintomas” que as cabras, decidiu melhorar o seu sabor secando-as e assando-as. Descobriu que de fato a bebida ajudava a não adormecer durante as orações noturnas. Por volta de 1500, o Emir Khair Bey, aconselhado por um grupo de médicos e juristas, proibiu o café, considerando que intoxicava as pessoas, e que por isso era contra as normas do Alcorão. No entanto, o decreto foi revogado alguns anos mais tarde.

AMÉRICA LATINA

Região conhecida por cafés bem equilibrados, com sabor de nozes ou cacau com um corpo médio e acabamento limpo.

63% do café consumido no mundo é produzido nas Américas, sendo que a maior parte é cultivada no Brasil, que produz 40% da oferta mundial. 

NICARÁGUA

Destaca-se pelos cafés de alta qualidade, elegantes e refinados, com notas de chocolate e especiarias leves, com sabores como limão, amora e flores, muito difíceis de encontrar no mundo.

CURIOSIDADE

Nadar no café? Sim, pode! Mas, para isso, é necessário viajar para o Japão, pois é lá que fica o Yunessun Spa Resort, que tem entre as suas atrações piscinas onde os hóspedes podem se banhar em vinho tinto, café e chá verde. Esse estabelecimento único está localizado na cidade de Hakone, exatamente a 6 quilômetros do vale vulcânico de Ōwakudani e a 10 quilômetros do lago Ashi. O cliente deve pagar aproximadamente 30 dólares para entrar no local.

Da próxima vez que nos encontrarmos, vamos tomar um café!

Roberto Rizo – Gerente de Vendas de Casa McGregor, S.A – Nicaragua


Um bom cafezinho

Diana Mejia Arriaga, Gerente de Marketing da Cemcol – Honduras
Paul Strohm, Diretor de Vendas América Latina e Caribe

“O café para mim é muito mais que um hábito diário que se cumpre. É um momento
apenas meu de concentração, de apreciação e de prazer. Adoro o aroma, sabor e a
cor. A propósito da cor, prefiro o café intenso, que não se possa ver o fundo da xícara.
Tomo café todos os dias, do contrário meu dia simplesmente não se inicia completo.
Devo tomar em média meio litro de café por dia. Aprecio muito mesmo!”

A sua saúde, colegas!

Luis Lorenzo Martínez, Supervisor de Vendas do Grupo Haina – República Dominicana
Pedro Vogg, da equipe de Marketing STIHL Brasil
Iván Guerrero
Gerente de Vendas de Indupal – El Salvador
“Nunca sem café!”
Susanne Baur, Gerente de Vendas para a América Latina e Caribe
Roberto Girón – Comeca, Guatemala

Como tudo tem uma história, a desta fotografia é:

“Partilhando café com a nossa colaboradora Aura, que atende clientes STIHL na sala de vendas da Comeca, na Cidade de Guatemala. Sobre a mesa temos três reconhecimentos que nos foram dados pela Associação Nacional do Café, ANACAFÉ, pelo nosso esforço conjunto em diferentes atividades, trabalhando para o café na Guatemala.”

Café da manhã da equipe da Inmeq, rumo a uma cidade no noroeste do Equador “La Concordia”

“Para nós, o café é importante no nosso dia a dia, pois ele nos acompanha para saborear nossa deliciosa gastronomia, como o verde ou um famoso prato da região, o tigrillo tipológico da costa equatoriana! O café dá sabor aos nossos cafés da manhã e nos deixa cheios de alegria para ir para o trabalho!”

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Sabine MacDonald
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O melhor produto para o melhor café

“O SP 20 e suas três opções de garra foram desenvolvidos com tecnologia de ponta para serem utilizados no momento da colheita do café, garantindo alta produtividade, com baixa quebra de ramos.” Paulo Serpe, Especialista de Mercado Quando se fala na cultura do café, o SP 20 logo se destaca no portfólio da STIHL. Utilizado […]



“O SP 20 e suas três opções de garra foram desenvolvidos com tecnologia de ponta para serem utilizados no momento da colheita do café, garantindo alta produtividade, com baixa quebra de ramos.”


Paulo Serpe, Especialista de Mercado

Quando se fala na cultura do café, o SP 20 logo se destaca no portfólio da STIHL. Utilizado para o momento da colheita, esse produto tem design inovador e é muito prático de usar nas ferramentas multifuncionais KA 85 R ou KA 120 R.

“Trata-se de uma solução desenvolvida com a mais alta tecnologia, buscando facilitar a rotina dos produtores desse fruto tão adorado em todo o mundo”, diz o Especialista de Mercado Paulo Serpe. 

Ele ressalta os atributos como a capacidade de personalização da máquina com as três opções de tubo para regulagem de acordo com a altura do cafeeiro, além dos três tipos de garra para as diferentes características de cada planta (veja box). Com isso, o cliente monta o próprio derriçador de acordo com a suas necessidades.  

Outro benefício que merece destaque é a excelente produtividade devido à combinação de amplitude de abertura e frequência de vibração das garras de derriça.

A alta durabilidade e fácil manutenção também chamam a atenção. O equipamento dispensa pausas para lubrificação durante o período da colheita, conta com design inovador e fácil acesso às peças internas.

Atributos
3 tipos de garras para diferentes tipos de plantas

Benefícios
Produtividade otimizada
Alta durabilidade e baixa manutenção

O derriçador SP 20 conta com três opções de garras altamente resistentes:

Garra WR6
■ Seis dedos;
■ Modelo universal. Indicada para plantas com ramos de tamanho e espaçamento regulares.

Garra WR6-2
■ Seis dedos alternados;
Ideal para as situações em que as plantas são densas, próximas e com galhos entrelaçados que dificultam o acesso aos frutos.

Garra WR9
■ Nove dedos;
■ Produtividade otimizada para ramos longos, adensados e com muitos frutos por planta.

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Da plantação à colheita, sempre com STIHL

“A cultura do café inclui várias etapas, e para todas há uma solução STIHL.” Paulo Serpe, Especialista de Mercado Adubação via solo  Explicação: processo de colocação de adubos químicos ou orgânicos para serem incorporados no solo. A absorção dos nutrientes acontece por meio das raízes. Produtos indicados: sopradores BR para retirar folhas e galhos, permitindo […]



“A cultura do café inclui várias etapas, e para todas há uma solução STIHL.”


Paulo Serpe, Especialista de Mercado

Adubação via solo 

Explicação: processo de colocação de adubos químicos ou orgânicos para serem incorporados no solo. A absorção dos nutrientes acontece por meio das raízes.

Produtos indicados: sopradores BR para retirar folhas e galhos, permitindo que o adubo tenha um contato direto com o solo e a adubação seja mais eficaz. Uma opção também é a utilização dos pulverizadores SR utilizando apenas o sopro.


Colheita

Explicação: momento mais aguardado, quando os frutos serão colhidos para futura venda. A colheita é mais indicada quando o café tem uma porcentagem muito pequena de frutas verdes, ou seja, 15% ou menos.

Produto indicado: derriçador SP 20 associado ao motor KA é a solução para esta atividade. Além de proporcionar uma colheita mais uniforme, proporciona maior rendimento. Também elimina o uso de escadas e, quando usados corretamente, quebram menos ramos e dobram menos folhas do que uma colheita manual. Depois, os sopradores BG são indicados para retirar o excesso de folhas e galhos derrubados durante a colheita. Permitem utilizar um fluxo de ar menor, além de uma excelente mobilidade no manuseio.


Poda 

Explicação: na pós-colheita, é preciso fazer a poda de manutenção para cortar os ramos que já produziram café. A poda evita que as vitaminas se percam em partes fracas da árvore, prejudicando a produção de frutos. Também é importante eliminar galhos bifurcados, quebrados ou secos, direcionando os nutrientes para o crescimento saudável do pé de café.

Produtos indicados: para as podas mais drásticas, conhecidas como decote ou recepa, é indicado o implemento HT associado a uma multifuncional KA. E para a poda de crescimento, conhecida como esqueletamento, as soluções são o implemento HL em uma multifuncional KA e o podador HS, proporcionando um corte sem deixar as fibras expostas, ponto de entrada para doenças.


Adubação foliar

Explicação: técnica agrícola que consiste na aplicação de nutrientes em forma de calda nas folhas para que, após a absorção, possam ser transportados para outras partes do pé.

Produtos indicados: pulverizador manual SG 20 para aplicação focal, bem próximo às folhas do pé, e pulverizadores motorizados SR 420 e SR 430, para pulverização em gotas de menor diâmetro, chegando às folhas mais distantes.


Plantio

Explicação: plantio de mudas de café. Após a abertura de covas, é recomendado misturar a terra com o adubo.

Produtos indicados: a abertura da cova deve ser realizada com o perfurador de solo BT 131 utilizando uma broca específica para não promover o espelhamento, que impede o desenvolvimento das raízes na terra.



Manejo do mato

Explicação: atividade para controlar a temperatura e umidade do solo. Além de manter uma irrigação equilibrada e eficiente, evita o crescimento de ervas daninhas que competem em nutrientes com os pés de café.

Produtos indicados: é recomendada a utilização do implemento FS em uma multifuncional KA. As opções são os fios de nylon ou as lâminas metálicas. O pulverizador manual SG 20 também permite a aplicação de defensivos agrícolas apropriados para o controle de mato com baixo impacto na cultura do café.


Arruação

Explicação: técnica alternativa no manejo. Consiste em retirar as folhas e os galhos que estão no solo, facilitando a colheita. Também utilizada na pós-colheita para retirar os grãos que ficaram no solo.  

Produtos indicados: os sopradores BR proporcionam a força de sopro ideal para a limpeza do solo. Com a sua potência e volume de ar, o trabalho pode ser feito sem esforço e muito rapidamente.



Recepa

Explicação: poda drástica realizada no tronco a uma distância entre 30 cm ou 60 cm do solo.

Produtos indicados: as motosserras MS são ideais para as tarefas mais exigentes de corte. Como solução alternativa, pode ser utilizado o implemento HT na multifuncional KA.



Fique atento ao STIHL Training. Em breve novidades sobre treinamentos dedicados ao café.

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Parceria que gera negócios

“Muitos produtores estão acostumados a usar equipamentos manuais. É preciso fazer um trabalho de campo gradativo, mostrando os nossos produtos e oferecendo test drive para que vejam na prática o quanto é melhor contar com ferramentas motorizadas portáteis e da STIHL, claro.”Elisangela Correa, Promotora de vendas No Brasil, a região Sul de Minas Gerais destaca-se […]



“Muitos produtores estão acostumados a usar equipamentos manuais. É preciso fazer um trabalho de campo gradativo, mostrando os nossos produtos e oferecendo test drive para que vejam na prática o quanto é melhor contar com ferramentas motorizadas portáteis e da STIHL, claro.”
Elisangela Correa, Promotora de vendas

No Brasil, a região Sul de Minas Gerais destaca-se como a principal produtora de café, por sua topografia montanhosa. Lá, atua a maior cooperativa de café do mundo, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda. (Cooxupé), com quase 90 anos de história. Atualmente, é composta por mais de 15 mil cooperados, sendo 95% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. 

Há sete anos na Empresa, ela conta que a atividade junto à cooperativa é extremamente importante para conquistar potenciais clientes. “Estamos sempre atentos às oportunidades, visitando os produtores cooperados e quebrando paradigmas. Alguns nunca nem cogitaram usar soluções motorizadas e agora são só satisfação”, afirma.


Top 3 para ter bom desempenho junto aos produtores de café

1. Qualidade
Reforce a qualidade da marca STIHL. A colheita do café acontece em apenas um determinado período e, se o equipamento não estiver disponível naquela ocasião, o produtor não tem como trabalhar. Por isso, nada melhor que do contar com soluções de excelência e baixa manutenção.

2. Trabalho de campo
O produtor precisa ver o produto em funcionamento. Faça visitas e demonstrações. Também aproveite para deixar máquinas para test drive. Assim, o cliente comprova na prática o desempenho das soluções STIHL para o mercado do café.

3. Garantia
Com garantia de dois anos, os produtos STIHL chamam a atenção por sua qualidade e serviço de pós-vendas, podendo contar com assistência técnica especializada via concessionárias STIHL.  Todos esses diferenciais precisam ser ressaltados.

Campanha direcionada às cooperativas 

Campanha divulgada no Brasil em jornais de cooperativas da região cafeeira, rádio e mídia digital este ano: cupom de desconto para as ferramentas multifuncionais KA 85 R e KA 120 R

Uma campanha está sendo divulgada no Brasil em jornais de cooperativas da região cafeeira, rádio e mídia digital para a safra do café 2021 ficar ainda melhor com STIHL. São oferecidos descontos para as ferramentas multifuncionais KA 85 R e KA 120 R (com ou sem implementos e acessórios na compra). 

Para ganhar o desconto, os clientes devem acessar um site específico da campanha, fazer seu cadastro e se dirigir a uma loja STIHL.

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Elisangela Aparecida dos Anjos Correa
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