Tecnologia a favor da qualificação

Realidade Aumentada e Realidade Virtual possibilitarão, a partir de 2019, uma melhor experiência de aprendizagem.

Investimentos em tecnologia e digitalização de processos são frequentes na STIHL, inclusive na área de qualificação da rede de distribuição, através da plataforma de treinamento online STIHL Training.

A STIHL Brasil está trabalhando no desenvolvimento de uma nova ferramenta para incrementar a metodologia de qualificação das equipes de vendedores e técnicos das concessionárias, subsidiárias e importadores da América Latina. Trata-se das tecnologias “AR” (Realidade Aumentada) e “VR” (Realidade Virtual). A primeira combina o mundo virtual ao real através de um dispositivo físico, como um celular, tablet ou equipamento específico, exibindo elementos com visualização 3D e interagindo com ambientação adequada ao objetivo do programa. Já a ferramenta “VR” viabiliza a interação do usuário com a realidade demonstrada, através de óculos, comandos manuais e sensores que permitem inclusive a simulação da prática com máquinas e equipamentos. Com essas funcionalidades, as ferramentas são capazes de otimizar a experiência de aprendizagem.

Com o aplicativo, usuários têm acesso a detalhes de máquinas STIHL em ambiente virtual

“Para experimentar a ferramenta de Realidade Aumentada, por exemplo, basta baixar o aplicativo STIHL Training AR no celular ou tablet, por enquanto acessível pela Apple Store”, explica Cristiano Oliveira, da área de Marketing Qualificação da STIHL Brasil. Segundo ele, a ferramenta estará completa em 2019. Porém, já é possível acessar uma prévia:

“Com a tecnologia AR, é possível visualizar com detalhes desde a aparência externa até os componentes internos de uma máquina STIHL. Já utilizando ‘VR’, é possível, por exemplo, simular a utilização de uma motosserra, treinando, em uma sala virtual, pessoas que passarão posteriormente pela experiência prática sobre todos aspectos de segurança, cortes e posicionamento, sem os riscos reais. Ou seja, é o uso da ‘VR’ em prol da segurança, habilidade e execução.”

Raul Kriedte, Supervisor de Marketing Qualificação da STIHL.

Rumo à digitalização

As inovações tecnológicas rumo à digitalização dos processos já são uma realidade no Grupo STIHL, e no Brasil não é diferente. Recentemente, os colaboradores da área de Marketing Qualificação da STIHL Brasil, Raul Kriedte e Cristiano Oliveira, estiveram na Matriz da STIHL na Alemanha para participar do evento “Train the Trainer”, realizado em maio. Na ocasião, tiveram a oportunidade de apresentar e conhecer novidades tecnológicas para treinamento, as quais, em breve, farão parte dos programas de treinamento para qualificação dos parceiros comerciais no Brasil e no mundo.

Workshop de Merchandising no ponto de venda

Evento realizado no Chile capacitou importadores e subsidiárias sobre merchandising e padronização dos pontos de venda.

Integração e capacitação para toda a rede comercial da STIHL na América Latina e Caribe marcaram a 12ª Convenção de Importadores, realizada em abril na cidade de Santiago, no Chile, em parceria com a importadora local, Emaresa. O encontro reuniu cerca de 70 pessoas, entre proprietários, gestores e equipes das importadoras e subsidiárias, representando 32 países. O evento teve como foco a promoção de um “workshop”, com dois momentos principais:

1. Merchandising do ponto de venda

Os participantes receberam treinamento, promovido pelos responsáveis da área de trade marketing na STIHL Alemanha, Florian Urban e Ralph Hofmann, sobre a padronização global da marca nos pontos de venda e orientações para ambientação, layout e fluxo de clientes. Essa abordagem dividiu-se em:

  • Capacitação sobre os conceitos e padrões de pontos de venda da STIHL, destacando que essa é uma proposta global, independentemente do mercado ou país.
  • Atividade prática na qual todos os participantes foram levados a um ponto de venda, em Santiago, para exercícios de ambientação, organização e melhorias no layout do local, da parte interna à externa da loja – tendo como orientação os conceitos explicados na primeira etapa.

 

2. Apresentação e demonstração de produtos

Foram apresentados diversos modelos de máquinas STIHL, como pulverizadores, motosserras e lavadoras a combustão, lavadoras elétricas, derriçador de café e produtos das linhas a bateria. “Estamos promovendo a tecnologia a bateria, ressaltando ser uma tendência mundial e estratégica para a STIHL. Por isso, salientamos, principalmente, atributos como a facilidade de ter um produto que demanda simplesmente acoplar a bateria e utilizar com conforto, baixo ruído e ótimo desempenho”, diz Paulo Serpe que, acompanhado de Ederson Pacheco – ambos da área de Marketing Qualificação da STIHL Brasil –, foram responsáveis pela apresentação e demonstração dos produtos.

Produtos STIHL destaques no evento:

  • Lavadoras a combustão RB 40, RB 200 e RB 600
  • Lavadoras elétricas RE 90, RE 95, RE 100, RE 110, RE 120 e RE 130 plus
  • Derriçador de café SP 20
  • Motosserras a combustão MS 462 e MS 651
  • Motosserra a bateria MSA 161T
  • Cortadores de grama a bateria RMA 235, RMA 460 e RMA 510
  • Roçadeiras FS e FR 235

“Para a Emaresa, é um orgulho ter promovido este evento. Agradecemos a confiança depositada em nós. A convenção marca um novo começo no desenvolvimento dos distribuidores, porque foi apresentada uma definição clara e precisa de como organizar o ponto de venda. As lojas melhorarão sua aparência e a exibição de produtos e acessórios, para que aqueles que entrarem no estabelecimento possam ver a oferta completa de produtos da marca STIHL e tomar uma decisão melhor de compra. Para um vendedor, será muito mais fácil fazer uma venda cruzada com todos os acessórios à vista, localizados próximos das máquinas.”

Luciano Barberis Brito, Gerente da Emaresa Agroflorestal e Jardins, importadora STIHL no Chile

Profissionais da STIHL Brasil fizeram a apresentação de novos produtos

Mercado em ascensão

Crescimento constante é comprovado em grande parte dos países da América Latina.

O atual mercado da América Latina pode ser considerado excelente, já que está em crescimento constante. A análise é do Consultor de Negócios para a região e Caribe, Patriq Paines, que explica que os importadores da STIHL estão em evolução sistemática: “eles vêm desenvolvendo oportunidades e qualificando pessoas e pontos de vendas, sempre preocupados em atender com qualidade seus distribuidores e, consequentemente, os clientes finais, comercializando máquinas, soluções e serviço técnico especializado”.

Uma boa prática que ele destaca para justificar esse bom desempenho é a realização de “Dias de Taller”, quando o importador promove um dia de oficina em conjunto com a sua rede de distribuidores. “O distribuidor é responsável por convocar os clientes da cidade para levarem seus equipamentos STIHL e ganharem revisão e mão de obra grátis. Junto a isso, enquanto os itens são revisados, importador e distribuidor organizam apresentações de novos produtos, venda de acessórios e soluções, além de pequenos cursos de boas práticas e manutenção das máquinas. Fomentar esse tipo de iniciativa é muito benéfico e tem proporcionado resultados significativos nos diferentes locais onde ocorre”, analisa. Outras práticas que ajudam a promover negócios são os Dias de Campo e os Dias de Lojas, chamando o público para o ponto de venda ou mesmo indo até o cliente, diretamente na sua área de atuação.

Segundo semestre de 2018

A primeira metade do ano passou rápido, e a expectativa é de manutenção do crescimento constante na grande maioria dos países da América Latina e Caribe.

“Temos muito potencial para ampliar ainda mais a nossa participação de mercado, especialmente com os produtos da linha a bateria”.

Patriq Paines, Consultor de Negócios para a América Latina e Caribe

Workshop para o Serviço Técnico

Evento promovido na Alemanha reuniu representantes de diferentes subsidiárias STIHL no mundo.

O tradicional workshop de serviço técnico promovido pela Matriz da STIHL, reunindo subsidiárias da marca de diferentes locais no mundo, teve a edição 2018 realizada em um hotel em Aspach, na Alemanha, de 11 a 13 de junho. Ao todo, 68 pessoas estiveram presentes.

“Nosso último encontro havia sido em 2015, então aproveitamos para resgatar todo o trabalho desenvolvido desde então, principalmente as mudanças na área, novos projetos em implantação e melhorias no sistema de pós-venda”, relata Carlos Wey, Supervisor de Service Center, que participou do evento representando a STIHL Brasil.

Para o futuro, ele ressalta os desafios com a crescente digitalização. “Estamos todos nos preparando para isso, e muitos assuntos do workshop abordaram essa questão, priorizando a agilidade que o serviço técnico deve proporcionar aos clientes e usuários de nossos produtos”, conta Wey.

Segundo ele, um dos compromissos firmados pela equipe é a redução do tempo de tratamento oferecido hoje para as informações quantitativas e qualitativas obtidas em campo.

Também foi dado destaque ao programa Service Excellence, inicialmente em implementação na Matriz, que visa à melhoria e expansão do serviço técnico. “O objetivo é levar ainda mais inovação ao nosso dia a dia, especialmente com a comunicação de dados dos novos produtos. Tudo online”, conclui Wey.